Festas juninas e vestido caipira

A festa junina é uma festa de origem européia, na antiguidade era uma festa para reverenciar os deuses pagãos no solstício de verão que era comemorado no dia 24 de junho. Depois, foi cristianizada pela igreja e foi incorporada nas comemorações cristãs.

A festa junina cristã é feita em comemoração a Santo Antônio dia 13 de junho, São João dia 24 de junho, São Pedro 29 de junho e São Paulo dia 29 de junho. Em cada parte do Brasil esta festa tem maneiras diferentes de se vestir e de comemorar, pois o Brasil é um país bem grande e diversificado.

vestido caipira photo

Por isso as roupas para festa junina são bem diversificadas. Dentre todas as roupas podemos destacar o vestido caipira, esta peça é muito diversificada pelo Brasil. Nos Estados do Sul o vestido caipira é em tons mais xadrez, e em tecidos mais quentes como a flanela, pois, no mês de junho o Sul está em pleno inverno e as temperaturas são bem baixas.

O uso de chapéu de palha também é bem comum, assim como fitas coloridas nas tranças e vestidos. Para deixar o look mais quentinho e confortável as meias de lã são uma excelente opção.

vestido caipira para festa junina photo

Já nos Estados mais quentes como no Nordeste, esta festa é bem colorida e o xadrez quase não existe no vestido caipira, como o inverno no Nordeste praticamente não existe e as temperaturas são altas o ano todo, o vestido caipira é feito em tecidos mais leves e o colorido é obrigatório, em cortes que valorizam o corpo feminino e em comprimento mais curto os vestidos caipiras são bem diversificados agradando a todos os gostos.

vestido caipira perfeito photo


Artigos imperdíveis
Veja alguns modelos de vestidos de quadrinha
Propostas e tendências de roupas para festa junina
Impressione a todos com o vestido de festa curto
Vestido de manga longa para o inverno rigoroso
Tendências e variedades de vestidos xadrez
Comidas para festa junina só as mais gostosas