Dicas sobre como cuidar de violetas

Nada como uma flor simples e bonita para decorar a casa. Flor que não dá muito trabalho, não ocupa espaço demais e tem flores coloridas que dão um ar alegre à decoração. Por este motivo as violetas são flores muito procuradas.

Vindas da África, lindas e sensíveis, exigem um conhecimento (mesmo que básico) sobre como cuidar de violetas.

violetas photo

Violetas não gostam de Sol forte, porém também não podem ser mantidas o tempo todo na sombra. O ideal é que sejam colocadas em um local que receba o Sol matinal, e jamais o Sol entre as 12 e 14hrs. Se deixada demais na sombra, suas folhas irão ficar amareladas e a planta estará mais propícia a fungos.

Outra dica sobre como cuidar de violetas é manter-se atento quanto ao crescimento de sua plantinha. Apesar de sempre serem vistas em vasos pequenos, engana-se quem pensa que as violetas não crescem. É necessário que seja verificado periodicamente o espaço que as raízes ocupam dentro do vaso. Caso estas tenham chegado as laterais do recipiente, será necessário criar outra muda da planta ou mudá-la para um vaso maior. Dê preferência aos vasos de barro, pois ajudam a absorver o excesso de água e que tenham uma borda larga, para que as folhas tenham espaço para crescerem.

belas violetas photo

Preencha o fundo do recipiente novo com areia ou outro componente que ajude o excesso de água sair. Acrescente húmus e consiga algumas joaninhas, que ajudam a manter as flores limpas e livres de pequenos insetos.

Seguindo estas dicas sobre como cuidar de violetas irá garantir que suas plantinhas estejam sempre saudáveis, viçosas e coloridas.

Temas relacionados a Dicas sobre como cuidar de violetas